Infecção Urinária de Repetição: como ficar livre desse problema?

Compartilhe:

Infecção Urinária de Repetição: como ficar livre desse problema?

A infecção urinária (ou ITU – Infecção do Trato Urinário) é a presença de microrganismo (bactéria) na urina, causando sintomas. É dividida em ITU Alta (também chamada de pielonefrite aguda) e ITU Baixa (conhecida como cistite).

 Causa dor para urinar, queimação no canal, urgência miccional, sensação de esvaziamento incompleto, dor em baixo ventre.

 As mulheres são mais afetadas pelas infecções urinárias, por questões anatômicas (uretra curta, proximidade região urinária com intestinal), genéticas, hormonais (queda do estrogênio) e hábitos e condições de vida indevidos.

Quando mais de 3 episódios de cistite ocorrem em um ano (ou mais de 2 episódios, em 6 meses) chamamos de INFECÇÃO URINÁRIA DE REPETIÇÃO. Essa é uma das principais queixas do consultório do nefrologista, causando importante impacto na qualidade de vida das pacientes.

Mas você sabia que existe tratamento para essa condição?  Ele se baseia em mudanças de alguns hábitos de vida, associados com medicamentos.

Quais hábitos que ajudam a prevenir as infecções urinárias de repetição?

  • Beber bastante água (2 a 2 litros e meio, por dia)
  • Não segurar a urina, procurando urinar entre 6 e 8x por dia
  • Evitar roupas íntimas e calças muito apertadas
  • No período menstrual, trocar frequentemente o absorvente
  • Higienização adequada
  • Urinar antes e após relação sexual

Os medicamentos incluem antibióticos preventivos (por período de 3 meses a 1 ano), suplementos cramberry, D-manose, “vacinas”, reposição tópica de estrogênio e probióticos.

Com o tratamento adequado, individualizado, conseguimos eliminar a Infecção urinária de repetição da vida de nossas pacientes.

Agende sua avaliação.

Dr Fabiano Bichuette Custodio.

CRM MG 46712.  RQE 31363.